Chã Grande | No rádio, Promotor de Justiça classifica demora na distribuição de alimentos como "descaso grave da prefeitura"


Ismael Alves
(81) 99139-7305



O Promotor de Justiça da cidade de Chã Grande, Dr. Gustavo Dias, participou, por telefone, do programa Jornal da Manhã, transmitido pela rádio comunitária Cidade FM (104,9) e apresentado por Márcio Santos, na manhã desta Segunda-feira, 20. 

No ar, Dr. Gustavo elencou uma série de recomendações voltadas para o enfrentamento ao novo coronavírus,  que foram expedidas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o município de Chã Grande, sobretudo, direcionadas para a prefeitura, polícias militar e civil, comércio local e a própria população, além de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre as escolas particulares, garantindo descontos que chegam até 50% sobre o valor das mensalidades escolares durante a pandemia.

Ao ser questionado pelo apresentador sobre duas recomendações referentes à distribuição de gêneros alimentícios por parte da prefeitura, Dr. Gustavo foi taxativo e afirmou que a ausência de ações voltadas para o campo social durante a pandemia em Chã Grande, é "descaso grave da prefeitura".

O promotor de Justiça afirmou que, em 08 de Abril, recomendou que a prefeitura distribuísse os gêneros alimentícios da merenda escolar com os alunos e suas famílias, mas no dia seguinte, foi "surpreendido" com a informação de que "o município não dispunha de merenda" devido processo licitatório que até então, não havia sido concluído. A justificativa da prefeitura foi recebida pelo promotor com estranheza. 

O representante do Ministério Público também pontuou a demora na entrega de cestas básicas e observou que o isolamento social já se aproxima de um mês, sem que tenha existido qualquer ação social da prefeitura. A não entrega do tradicional peixe da Semana Santa também foi notada pelo promotor de Justiça, que reforçou a cobrança por medidas urgentes de apoio à população, por parte da gestão municipal, sob pena de medidas cabíveis em caso de descumprimento. 

Ao longo dos dias, vereadores e lideranças opositoras vêm denunciando a carência de ações sociais no município, que possam auxiliar a população durante o período da pandemia, em especial, as famílias de baixa renda ou que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a cidade de Chã Grande é administrada pelo prefeito Diogo Alexandre (Avante), que tentará renovar seu mandado nas eleições deste ano.