https://gravata.pe.gov.br/

Coluna Fornalha do Direito - Ego pessoal ou democracia: Qual mais importante? - Por Francisco Santana

Coluna Fornalha do Direito - Ego pessoal ou democracia: Qual mais importante? - Por Francisco Santana




Francisco Santana
(81) 98952-2323



Na última semana a democracia dos Estados Unidos sofreu um grande abalo. Isso mesmo, as cenas lamentáveis que ocorreram dentro do Capitólio (congresso dos norte-americanos), pode nos trazer uma reflexão muito importante.

O poder pelo poder? Ou a democracia que deve prevalecer?

A democracia é o poder do povo, para o povo e pelo povo. E sempre deve prevalecer! E não apenas o desejo, o anseio de permanecer no poder, de apenas se investir do cargo e tornar aquilo como único objetivo, e esquecer o que o fez chegar até o poder: O POVO.

Podemos trazer essa reflexão, inclusive, para nossa cidade, nosso estado, nossos país. O que queremos para nós? Satisfazer nossos egos? Satisfazer interesses particulares? 

Pois bem! Devemos sempre observar os nossos governantes, suas atitudes, e principalmente sua capacidade de governar, transformar pessoas, de trazer o bem estar da sociedade como primeiro objetivo. 

No livro “O espírito das Leis” o filósofo Montesquieu nos traz: “O amor da democracia é a igualdade”. Essa frase nos retrata a importância da democracia atualmente, e a importância do povo nas decisões através de seus representantes. Fiquemos atentos se nossos governantes querem apenas satisfazer seus egos, ou buscam pelo interesse da coletividade.

---

Perfil - Graduado em Direito e pós-graduado em Processo Civil, o advogado Francisco Santana é discente do curso de Ciências Contábeis, MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário e membro da Comissão de Direito Penal da OAB-PE.